
A sensação de ansiedade é comum em todas as pessoas. De uma forma moderada, a ansiedade é positiva, sabia? Ela pode por exemplo, estimular a força de vontade, a se ter uma preocupação saudável em realizar tarefas ou a nos esforçarmos para estudar e progredir na vida. De uma maneira geral, a ansiedade é um estado mental e corporal que a mente avalia a situação caso tenha riscos potenciais. No entanto, em algumas pessoas, ela pode ser disfuncional e exagerada o que as impede de cumprir algumas atividades simples do dia a dia.
O caminho mais importante para lidar com o estado de ansiedade é aceitá-la totalmente. É fundamental assumir e ao mesmo tempo permanecer no presente, para que ela possa desaparecer. A técnica “A.C.A.L.M.E.-S.E”, criada pelo Dr. Bernard Rangé, é uma aliada neste momento de crise e pode ser usada para controlar a ansiedade. Ela consiste na realização de oito etapas, que se administradas corretamente podem garantir o controle nos momentos mais críticos. Acompanhe este post até o final e entenda melhor como funciona.
Conheça a estratégia “A.C.A.L.M.E.-S.E” e veja como lidar melhor com a sua ansiedade.
Aceite
Aceitar sua ansiedade é de fato, o primeiro passo da técnica A.C.A.L.M.E.-S.E., desenvolvida pelo Dr. Bernard Rangé e que deve ser aplicada nos momentos de crise. Pode parecer incomum, mas é preciso ter “consentimento em receber”, ou seja, concordar em receber as sensações de ansiedade em si mesmo e tentar prestar atenção em como a ansiedade altera o seu funcionamento, pois, a tentativa de controlar e o desespero em tentar contê-la pode gerar ainda mais ansiedade.
Contemple
Dê mais atenção às situações ao redor, ou seja, olhe a sua volta e observe cada detalhe do contexto em que você está. Seja um observador da sua ansiedade e não seja ela. Durante uma crise de ansiedade, procure prestar atenção nas coisas que estão acontecendo ao seu redor. Pois é comum que durante este momento crítico, haja concentração da atenção de si mesmo e nos sintomas, algo que consequentemente agrava o quadra da crise.
Aja
Se esforce para agir como se não estivesse ansioso. Diminuindo o próprio ritmo, ainda é possível dar andamento em tudo e permanecer ativo. Não se desespere e não fuja das situações porque esta atitude não faz com que a ansiedade diminua. É preciso continuar agindo.
Libere o ar
Respire calmamente da seguinte forma: inspire um pouco de ar pelo nariz e expire suavemente pela boca. Na inspiração, conte devagar até três prendendo um pouco da respiração e até seis na expiração. O ar precisa ir até o abdômen por isso estufe-o ao inspirar e deixe-o encolher ao expirar.
Mantenha
Manter os passos anteriores e repetir cada um dos processos é fundamental. Por isso, lembre-se sempre de aceitar, contemplar, agir e respirar calmamente.
Examine
Examinar os pensamentos faz parte do processo para saber se você está antecipando problemas. Verifique os sinais que está mandando para si mesmo e reflita racionalmente se há possibilidades reais de tal situação acontecer. Pergunte para si mesmo: você consegue provar que o pensa é realmente verdade? Há outras maneiras de entender o que está se passando?
Sorria
Agora que você conseguiu tranquilizar-se com os seus próprios recursos, chegou a hora de sorrir e se manter mais calmo.
Espere
Para lidar com a ansiedade novamente é preciso esperar o futuro com aceitação. Afinal, você não se livrou da ansiedade para sempre e sim conseguiu lidar com o contexto atual.
Se você se identificou com o assunto, não deixe de aplicar a estratégia “A.C.A.L.M.E.-S.E” e não se esqueça da importância de buscar a ajuda de um profissional.