Pessoas autoconfiantes transmitem segurança a todos e estão sempre atraindo outras pessoas de forma bastante natural, já reparou? Seja para o seu público em uma palestra, para os colegas de trabalho, clientes ou até mesmo com os amigos. Ter convicção e acreditar em si mesmo são características fundamentais, tanto para transmitir credibilidade quanto para melhor qualidade de vida. A autoconfiança pode ser desenvolvida e uma vez que você a conquista, ela torna a sua rotina muito mais eficaz.

Todos os seres humanos precisam se sentir capazes e autoconfiantes, para produzir respostas adequadas aos desafios que a vida nos impõe. Afinal, quanto mais pensamentos de incapacidade e medo você produz, mais difíceis vão lhe parecer as situações do dia-a-dia. Até mesmo questões simples podem parecer impossíveis sem autoconfiança. Então, veja porque a sua autoconfiança é extremamente importante para tornar a sua rotina mais eficaz e prática.

 

Você saberia explicar porque a autoconfiança é tão importante para tornar a rotina eficaz?

O que é autoconfiança?

Por definição, autoconfiança é a convicção que todas as pessoas têm de serem capazes de realizar alguma coisa. Muitas vezes é confundido com outros termos como autoaceitação ou autoestima, no entanto, eles são distintos. A autoconfiança está diretamente ligada à competência pessoal de cada um e tem a ver com uma postura eficaz diante das situações da vida e como suportar as dificuldades que sempre são impostas.

 

Como parecer autoconfiante para as outras pessoas?

O seu comportamento, os seus pensamentos, sua linguagem corporal e atitude, dizem muito sobre você. Por isso, é preciso constantemente trabalhar a suas cognições e comportamentos e evitar a baixo auto-confiança porque ela, além de ser auto-destrutiva, atrapalha a rotina e pode afastar as pessoas que estão à sua volta. O mais importante é não se limitar diante das oportunidades que surgem em nossa vida, por isso, veja algumas atitudes que devem ser evitadas:

  • Menosprezar a sua própria capacidade;
  • Assumir culpa, mesmo quando ela não é sua;
  • Criticar-se excessivamente;
  • Preocupar-se constantemente com possibilidades de fracasso e resultados negativos;
  • Realizar tarefas só para agradar outras pessoas.

Por que a autoconfiança ajuda em nossa rotina?

Primeiramente porque você precisa estar confiante para tomar decisões assertivas e assumir riscos que podem trazer resultados positivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Se você está constantemente pensando de forma negativa o seu foco de atenção também será negativo e isto pode se tornar um ciclo vicioso difícil de ser quebrado.

Imagine que um resultado indesejável acontece porque você antecipadamente se julgou incapaz de realizá-lo? Os seus pensamentos irão transformar este acontecimento em uma experiência ainda pior. Então, procure focar no que você pode fazer no momento ao invés de imaginar o pior. Assim, mesmo que o resultado não esteja de acordo com as expectativas, será possível transformar a experiência em algo positivo e de aprendizado. E ainda: quando se tem uma certeza elevada, você consegue fazer todo o necessário para que ele aconteça. Na prática funciona assim: mesmo que você não tenha as habilidades você dá um jeito de conseguir. Se você não tem o conhecimento, você se esforça para aprender. Agindo e pensando desta forma, ou seja, sendo autoconfiante, a rotina se torna mais eficaz e o sucesso passa a estar mais próximo.

 

Viu como é preciso ter autoconfiança para tornar a sua rotina mais eficaz? Compartilhe este artigo com os seus amigos para que eles possam aprender também.

Sobre o autor
Deixar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Limpar formulárioEnviar