psicoterapia para controle de raiva

Saiba como controlar a raiva com técnicas simples em conjunto com a psicoterapia!

A raiva é uma emoção básica que pode nos ajudar muito em algumas situações. Mas ela precisa ser observada de perto, para que não seja prejudicial nem acabe lhe trazendo problemas nas suas relações sociais e no dia a dia. Aprender como controlar a raiva é importante. Muitas pessoas conseguem lidar bem com essa emoção e mantêm um certo controle sobre ela, mas às vezes procurar apoio profissional pode ajudar.

Vale lembrar que existem níveis normais de raiva que são considerados necessários para a vida social – para defender-se, usar picos de adrenalina para driblar situações complicadas, proteger pessoas de injustiças. Ela precisa ser sentida e não abafada, porque isso é igualmente prejudicial para as pessoas e pode levar a sentimentos de culpa e vergonha.

Assim, a raiva pode ser tanto colocada para dentro (anger-in) como levar a explosões (anger-out). Nos dois casos, é importante aprender como controlar a raiva para ter mais qualidade de vida e melhores relações humanas.

A falta de controle da raiva, por sua vez, pode gerar comportamentos agressivos e até mesmo perigosos em relação aos outros e a si mesmo. Os gatilhos que podem desencadear ataques de raiva variam muito de pessoa para pessoa. É fundamental fazer uma avaliação para entendê-los e aprender a controlá-los.

 

Psicoterapia para controle de raiva

A psicoterapia te ajuda a entender melhor essa emoção, a identificar em que situações ela aparece e como agir da melhor maneira para não ser prejudicado.

Algumas técnicas de respiração usadas para o controle da ansiedade podem ser úteis no momento da raiva, para acalmar e dar mais um tempo para pensar.

Questionar-se sobre o que fez você se irritar na situação específica também pode ajudar a deixar as coisas mais claras e ter certeza que esta agindo da melhor forma possivel naquele momento.

É importante também colocar-se no lugar do outro. Treine isso diariamente.

Também pode ser útil, assim que você identificar que está perdendo o controle, se possível, retirar-se do ambiente por alguns minutos e depois voltar, para que não fique acumulando a emoção.

Aprender como controlar a raiva pode levar algum tempo e requer muita auto-observação. Persista!

 

como controlar a raiva

A psicoterapia te ajuda a viver melhor, sem estresses e sem ansiedade!

Será que preciso de psicoterapia para controlar a raiva?

Observe se sua raiva está fora de controle e, caso necessário, procure um psicólogo.

Atente-se aos sinais: pensamentos suicidas, muita raiva no trânsito, atitudes como quebrar objetos, bater em alguém ou machucar-se por impulsividade podem indicar problemas com essa emoção.

Outros sinais clássicos de descontrole da raiva são: fazer criticas frequentes a tudo e a todos e até usar o sarcasmo como fuga. Além disso, há ainda a dificuldade em aceitar críticas.

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